28 de Março de 2020, atualizado ás 16:03

Vitamina D: ajuda na imunidade e trás mais benefícios

Por: | Notícias



Como todos sabem, a vitamina D é um grande auxiliar contra doenças imunológicas, fortalece os ossos, controla o cálcio e o fósforo no organismo. Os benefícios vão além, e atuam também nos cuidados da pele e aumentam a nossa disposição.

Também sabemos que a exposição moderada aos raios solares, de 15 a 20 minutos por dia, faz com que o nosso corpo produza mais de 80% da vitamina D3 presente em nosso organismo. Assim como, a ingestão de alimentos de origem animal, peixes, ovos, queijos, leites e derivados.

Vitamina D é o nome dado a um grupo de compostos lipossolúveis presentes no nosso organismo. Existem alguns tipos importantes de vitamina D associados a esse grupo, que são subdividas em duas, a D2 (de origem vegetal apenas) e a D3 (de origem animal).

Cada uma dessas vitaminas possuem importantes papeis para o funcionamento do nosso organismo e são indispensáveis para uma vida saudável. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas nos tópicos abaixo.

Funções das vitaminas do complexo D

A vitamina D está presente em alguns alimentos de origem animal – foto: reprodução

Primeiramente, a vitamina D3, conhecida também por colecalciferol, que pode ser obtida pela exposição solar, tanto nos humanos quanto nos animais. Está presente também em alimentos de origem animal e influencia em diversos fatores da nossa saúde.

Essa vitamina é responsável pela absorção do cálcio e do fósforo no intestino, que influi em sua distribuição para os ossos. Ajuda no fortalecimento dos ossos, melhorando nosso metabolismo, permitindo a melhor absorção de insulina e equilibrando a nossa frequência cardíaca.

A vitamina D3 está presente no consumo de alimentos de origem animal, por exemplo:
  • peixes (óleo de fígado de bacalhau, salmão, atum, sardinha);
  • carnes;
  • gemas de ovos;
  • fígado;
  • queijos;
  • ostras;
  • leites e derivados.

Por outro lado, a Vitamina D2, conhecida também por ergocalciferol, é uma tipo semelhante mais leve em relação ao D3. Está presente em fungos e cogumelos. Sendo uma boa opção para os veganos. Alimentos como o shiitake e o shimeji apresentam valores consideráveis dessa vitamina.

A falta de vitaminas pode acarretar problemas de saúde

É importante seguir as recomendações de um especialista – foto: reprodução

A ausência de vitaminas pode causar sérias complicações ao nosso organismo. Sendo parte importantíssima da nossa alimentação. A falta da vitamina D implica diretamente na formação óssea, em nosso fluxo renal, causando fraquezas e até o atrofiamento dos músculos.

Os casos mais graves podem ser vistos em crianças, que a necessidade de vitaminas está ligada diretamente a fase de crescimento. A deficiência de vitamina D no organismo, pode implicar em uma doença chamada raquitismo, que afeta diretamente ossos e músculos, causando até atrofiamento dos membros e comprometendo o desenvolvimento da criança.

Em adultos, é comumente associada as dores e fraqueza dos ossos. Além disso, pode estar ligada a baixa imunidade, fadiga, perda óssea, perda de cabelo, cansaço e depressão. Bem como, apresentar dificuldades no processo de cicatrizações.

A ausência de vitaminas em nosso organismo deve ser sempre acompanhada de um profissional da saúde, para que as medidas possam ser tomadas de forma eficaz. Tendo sempre acompanhamento de um especialista. Pois o excesso de vitaminas podem acarretar outros problemas de saúde.




Anderson Gomes

Professor de Física que gosta de uma boa música, games e, acima de tudo, estar com a família.

  

0 Comentários