18 de Março de 2020, atualizado ás 01:03

Saque FGTS: Análise de nova liberação

Por: | Notícias



Saque FGTS: Nova possibilidade de liberação. Mediante os impactos ocasionados pelo COVID-19, o Governo Federal estuda a possibilidade de liberar o FGTS.

Inicialmente, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, realizou o anúncio das propostas, na última segunda-feira (16/03).  Portanto, visando auxiliar a recuperação da economia brasileira, os autores entendem que esta ação pode abrandar os efeitos da pandemia frente a economia do Brasil.

Todavia, a medida precisa ser aprovada pelo Congresso. Entretanto, para que seja efetivada esta ação, o Governo pretende enviar uma Medida Provisória (MP) para que possa ser tratada esta questão já nos próximos dias. No entanto, ainda não estão definidos muitos detalhes da nova liberação do saque FGTS, como por exemplo quem terá direito a nova modalidade de saque, visto que, segundo Guedes, ainda estão sendo avaliados.

Confira também Estado News no Google News.

Saque FGTS: Análise de nova liberação

Mais sobre a nova liberação do FGTS

A princípio, o dinheiro para saque terá origem nos fundos do PIS/PASEP, visto que a maior parte destes recursos, que já foram disponibilizados para a população, são advindos das contas de trabalhadores que possuíam carteira assinada entre os anos 1971 e 1988.

Entretanto, os valores estão liberados para saque desde o ano passado, sem distinção de idade e podendo ser efetuado a qualquer tempo, porém, ainda consta no fundo aproximadamente R$ 21,5 bilhões, devido não terem sido sacados.

Saque FGTS: Análise de nova liberação (Fonte: caririeisso.com.br)

Vale ressaltar, que os herdeiros dos profissionais beneficiados serão responsáveis por este dinheiro disponível. Sendo assim, o governo irá se resguardar criando uma reserva para o caso de haver alguma nova solicitação de saque, encaminhando o que sobrar do recurso para o FGTS.  Ou seja, criando uma espécie de junção entre os fundos PIS/PASEP e o Fundo de Garantias.

Em que a nova modalidade vai ajudar

Primeiramente, uma nova modalidade de saque do FGTS pode auxiliar os brasileiros que estão desprovidos de dinheiro para a prevenção e/ou combate da pandemia, visto que poderão utilizar os valores disponíveis para aquisição de suprimentos de saúde e higiene.

Saque FGTS: Análise de nova liberação

Além disso, os profissionais autônomos, caso precisarem ficar sem trabalhar, poderão utilizar esse dinheiro para se manterem. Portanto, a expectativa do Governo é aumentar os recursos nas mãos dos consumidores, movimentando assim a economia do país.




Anderson Gomes

Professor de Física que gosta de uma boa música, games e, acima de tudo, estar com a família.

  

0 Comentários