03 de Maio de 2019, atualizado ás 22:05

MEC volta a avaliar alfabetização das crianças



Por: | Notícias

Compartilhar:
         

MEC volta a avaliar alfabetização das crianças (foto: internet)

Anunciando hoje pelo ministro da Educação, haverá novamente a retomada da avaliação da alfabetização das crianças, utilizando agora uma amostra e que será feita ainda para esse ano, conforme disse Abraham Weitraub.

Com a gestão do antigo ministro, a avaliação havia sido cancelada, o que gerou uma repercussão bem intensa e negativa a respeito. A etapa da alfabetização é fundamental para o desenvolvimento das crianças, fazendo Bolsonaro voltar atrás com a decisão.

Confira Também: Caminhoneiros desistem da greve

MEC volta a avaliar alfabetização das crianças (foto: internet)

Avaliação será por amostra

O cancelamento que havia sido fito foi um dos critérios que fez com que o presidente do INEP fosse demitido, que era o responsável por essas avaliações. O cargo ainda ficou vago por 20 dias, até que fosse nomeado novo responsável.

Em 2016, ano que foi a última prova, todas as crianças que estavam no 3º ano do ensino fundamental passaram por exames de leitura, escrita e também matemática. Agora deverá ser feito por uma amostra das escolas privadas e públicas, com o ano que será avaliado como o 2º ano, com crianças de 7 anos, que antes eram avaliadas as de 8 anos.

Com a última avaliação foi possível constatar que mais de 50% das crianças não tinham conseguido um bom desempenho na leitura e na escrita. Não conseguindo localizar informações em um texto de literatura infantil e nem escrever corretamente palavras básicas.

A mesma forma de avaliação vai ser mantida pelo MEC< avaliando os alunos do ensino fundamental, aqueles do 5º ano e também do 9º ano, assim como os alunos do 3º ano do ensino médio. As provas que serão feitas são de Português e Matemática e uma parte dos alunos do 9º ano farão provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

É a primeira vez que essas provas para o 9º ano serão feitas e são provas fundamentais para conseguir avaliar a educação básica. Os dados recolhidos formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e que são os grandes indicadores de como está a qualidade de ensino do país, por isso, fundamental para que possam ser medidas a gestão educacional desse ano.




Daniel Libanio

Daniel é empresário e empreendedor digital nato. Graduando em Direito, é o Fundador do site e gerencia as as estratégias de marketing e desenvolvimento. Contato: daniellibanio0904@gmail.com

  

0 Comentários