23 de Março de 2019, atualizado ás 19:03

Mais uma barragem com risco de rompimento



Por: Daniel Libanio | Notícias

Compartilhar:
         

Confira Também: Bolsonaro comenta crise política mesmo fora do Brasil

Com sirene sendo disparada, barragem da Vale em Barão de Cocais já evoluiu para um nível de rompimento. A barragem Sul Superior de Gongo Soco, já subiu para o nível três que é o último alerta emitido antes de um rompimento.

De acordo com os códigos de mineração, é uma sirene que toca para alertar o possível rompimento da barragem localizada em Minas Gerais. As sirenes de emergência tocaram na cidade e já se apresentam autoridades se deslocando para a localidade.

Mais uma barragem com risco de rompimento (foto: internet)

Sirene alerta risco de rompimento de barragem

Com a sirene de emergência acionando a cidade e com o deslocamento das autoridades para a barragem e verificação da situação, esta está localizada a 70 km de Belo Horizonte. De acordo com o DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, quando chega no nível três isto quer dizer que o rompimento é iminente ou já está acontecendo.

A barragem de Barão de Cocais tem 85 metros de altura e apresenta 6 milhões de metros cúbicos de rejeito. O potencial de destruição caso haja rompimento da barragem é alto, de acordo com a Agência Nacional de Mineração.

Já estão se encaminhando para o município a Defesa Civil do Estado e é necessário aguardar para que sejam divulgadas maiores informações sobre o que fez com que a alerta fosse emitida e o nível de risco subisse.

Já no dia 8 de fevereiro, 452 moradores tiveram que sair correndo de suas casas em Socorro, Piteiras, Vila Congo, Tabuleiro localizada em Barão de Cocais por conta de um alerta também emitido pela Vale.

Segundo a Prefeitura de Barão de Cocais, com o alerta subindo para nível 3, a sirene tocou, mas não é possível ainda identificar algum sinal de rompimento. Com a Defesa Civil a caminho do local, as informações ainda precisam ser atualizadas para verificação do porque o nível de alerta subiu.

Depois de um rompimento recente e com uma tragédia envolvendo a Vale, para a empresa, o alerta foi emitido também por uma medida de prevenção para que haja maior condição de segurança nas barragens. A sirene foi acionada como reforço da medida preventiva, mas que a evacuação das proximidades já ocorreu em 8 de fevereiro.




Daniel Libanio

Daniel é empresário e empreendedor digital nato. Graduando em Direito, é o Fundador do site e gerencia as as estratégias de marketing e desenvolvimento. Contato: daniellibanio0904@gmail.com

  

0 Comentários