06 de Abril de 2020, atualizado ás 15:04

Governo divulga o calendário de pagamentos do PIS/PASEP

Por: | Notícias



Na última sexta-feira (3), o governo divulgou o calendário para pagamento dos programas PIS/PASEP, referente ao ano de 2019, que serão destinados a clientes do Banco de Brasil e da Caixa Econômica Federal. O prazo divulgado para liberação será a partir do dia 30 de julho.

Contudo, o PIS (Programa de Integração Social), destinado a pessoas que trabalham de carteira assinada em empresas privadas, terá seu abono pago através da Caixa.

Já o PASEP (Patrimônio do Servidor Público), referente aos funcionários em cargos públicos, terá como o instituição financeira responsável o Banco do Brasil.

Visto que, para quem não possuir conta em nenhum dos dois bancos, o depósito poderá ocorrer a partir do dia 16 de julho, na conta que for fornecida. Sendo que, o valor ficará disponível até o dia 30 de julho de 2021. Se o saque não for realizado até este prazo, o valor ficará retido.

Quem poderá receber o PIS/PASEP e sobre os valores

Governo divulga calendário para pagamento do PIS/PASEP – foto: reprodução

Alguns requisitos devem ser preenchidos para o recebimento do abono do PIS/PASEP, confira a seguir:

  • estar cadastrado no PIS por, pelo menos, 5 anos;
  • trabalhou com o registro formal no ano-base por um período de trinta dias, consecutivos ou não;
  • ter recebido uma média de dois salários mínimos durante o ano de referência – 2019;
  • ter seus dados corretamente informados pela Pessoa Jurídica (empregador) na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Visto que, o valor do abono tem como função a quantidade de meses trabalhados no ano-base de 2019. Sendo assim, se o trabalhador desempenhou suas funções por 1 mês, irá receber 1/12 de um salário mínimo (R$ 88,00). Contudo, quem trabalhou durante o ano inteiro, irá receber todas as parcelas referentes aos meses: 12/12 (R$ 1.045,00).

Calendário de pagamentos

PIS – Programa de Integração Social

Calendário referente aos trabalhadores de carteira assinada da iniciativa privada – foto: reprodução

PASEP

Calendário referente aos servidores de cargos públicos – foto: reprodução

Como poderá ser feito o saque do abono?

Além disso, o saque para trabalhadores da iniciativa privada poderá ser feito através do Cartão cidadão, que já estiver desbloqueado e com a senha cadastrada. O procedimento é normal, basta retirar no terminal de autoatendimento, casas lotéricas ou em uma das agências da Caixa.

Bem como, caso você não possua o Cartão Cidadão, o valor só poderá ser retirado nas agências da Caixa Econômica, em posse de um documento de identificação com foto. Para mais dúvidas, confira Caixa Econômica.

Referente ao PASEP, o valor do abono será depositado em sua conta do Banco do Brasil. Qualquer dúvida, basta ligar para a central de atendimento em 0800-729 00 01 ou, para mais informações, através do link Banco do Brasil.




Anderson Gomes

Professor de Física que gosta de uma boa música, games e, acima de tudo, estar com a família.

  

0 Comentários