02 de Abril de 2019, atualizado ás 21:04

ENEM: Inep avalia alternativa depois de gráfica pedir falência



Por: Daniel Libanio | Notícias

Compartilhar:
         

De acordo com o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, informou que as provas devem acontecer normalmente, ocorrendo no dia 3 e dia 10 de novembro. Não houve maiores detalhes sobre qual será o mecanismo para contratar uma nova gráfica para imprimir provas.

Está sendo avaliada uma alternativa segura para que haja a impressão das provas que são do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Conforme o INEP, as datas não devem mudar e alguma medida deve ser tomada até lá.

Confira Também: Presidente do Inep foi exonerado e Ministro da Educação explica o porquê

ENEM Inep avalia alternativa depois de gráfica pedir falência (foto: internet)

Enem 2019

Com a gráfica RR Donelley, sendo a responsável por imprimir as provas dos concursos Enem desde 2009, e que também estava com a tarefa para imprimir as provas do ENEM 2019, entrou com um pedido de falência na segunda-feira.

A empresa informou que estava deixando de operar no Brasil por conta das condições de mercado atual, principalmente no que diz respeito a indústria gráfica e editorial. Os funcionários da gráfica realizaram um protesto contra a decisão hoje pela manhã.

De acordo com a licitação e o cronograma geral que já estava indicado para RR Donnelley, sendo a vencedora, o trabalho para a impressão das provas deveria começar no início das inscrições do ENEM 2019, que começam no dia 6 de maio e vão até 17 de maio.

O processo para poder iniciar uma nova licitação e ter uma contratação de uma nova empresa levar minimamente 6 meses, incluindo as audiências públicas, além das outras etapas que estão dentro da Lei de Licitações.

O que pode ser realizado é uma alternativa para um caso de emergência, como é o atual, em que o INEP consegue a dispensa de licitação para conseguir contratar uma gráfica e garantir que as provas sejam impressas a tempo da realização do ENEM 2019.

O INEP não foi questionado sobre realizar essa manobra, mas não se manifestou ainda a respeito desse assunto. Eles disseram que estão avaliando medidas seguras para conseguir imprimir as provas desse ano. Mas ainda não foi detalhado nenhum tipo de mecanismo para ser utilizado para conseguir realizar a prova.




Daniel Libanio

Daniel é empresário e empreendedor digital nato. Graduando em Direito, é o Fundador do site e gerencia as as estratégias de marketing e desenvolvimento. Contato: daniellibanio0904@gmail.com

  

0 Comentários