06 de Abril de 2020, atualizado ás 15:04

ENEM 2020: site do Inep tem apresentado erros na isenção

Por: | Notícias



Nesta manhã de segunda-feira (6), uma queixa comum tem repercutido nas redes sociais, o site do Inep, responsável pelo cadastramento de alunos que farão o o ENEM deste ano, tem apresentado problemas na hora do pedido da isenção de taxas.

O erro tem gerado transtorno entre alguns estudantes, já que a medida garante o direito da isenção de taxas do pagamento da prova. Sendo um benefício indispensável para estudantes de escolas públicas ou que possuem baixa renda.

A seguinte mensagem tem sido apresentada: “A data de nascimento informada não está de acordo com o cadastro da Receita Federal.” O Inep ainda não se pronunciou sobre o caso. Visto que, muitos alunos tem tentado entrar em contato com a central ou até mesmo verificar a situação junto da Receita Federal.
O seguinte erro é visto no sistema do Inep ao tentar validar a data de nascimento durante o pedido de isenção – foto: reprodução

Não consigo fazer a isenção, e agora?

É um erro comum, muitos sistemas recém lançados podem apresentar inconsistências. Geralmente, os erros são consertados a partir da constatação pelos técnicos responsáveis pela manutenção do sistema.

Aliás, problemas durante a inscrição do ENEM ou de acesso ao sistema do Inep já aconteceram em anos anteriores, devido a grande demanda por parte dos servidores.

Já que a quantidade de acessos simultâneos ultrapassa o padrão suportado, acabando por tirar o sistema do ar. Então, não se preocupem, erros são normais e podem acontecer eventualmente.

Mas, e quanto ao prazo, vou perder a isenção?

Por ser uma medida em favor dos estudantes de escolas públicas e das pessoas que não podem pagar esse valor, o prazo pode ser estendido quando houver prejuízo, mas é uma questão que só poderá ser confirmada a partir do site oficial do Inep. Visto que, é um problema muito recente e que pode ser resolvido ainda hoje.

Mas, tudo leva a crer, que os vestibulandos do ENEM 2020 não serão prejudicados, pois o Ministério da Educação preza pelo bom desempenho de quem for fazer a prova.

Levando em conta, que mesmo durante tempos de quarentena, os prazos de inscrição para o ENEM foram abertos, para evitar ao máximo prejudicar o ano letivo dos estudantes e os esforços preparatórios de cada um.

Acesse o site oficial do Inep para mais informações, e proceder o cadastro no ENEM 2020.




Anderson Gomes

Professor de Física que gosta de uma boa música, games e, acima de tudo, estar com a família.

  

0 Comentários