Crescimento na produção de peixe do Brasil (foto: internet)
Crescimento na produção de peixe do Brasil (foto: internet)

A Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), informou recentemente que a produção de peixes no Brasil deve crescer em torno de 10% no ano de 2019, esse dado é equivalente a mais de 722 mil toneladas. Lembrando que a maioria é de tilápia, sendo que tal espécie representa metade de toda a produção com 420 mil toneladas no ano passado por exemplo.

Já neste ano de 2019, o crescimento deste peixe deverá ser maior do que a média que em 2018 teve 15%, a maioria desta produção vem diretamente do noroeste de São Paulo, sendo que esse estado é o segundo maior produtor do Brasil, perdendo apenas para o Paraná, sendo que essa região é responsável por 70% da espécie por completo em São Paulo.

Confira Também: Violência nos presídios brasileiros acaba assombrando novamente

Crescimento na produção de peixe do Brasil (foto: internet)
Crescimento na produção de peixe do Brasil (foto: internet)

Preocupação do aumento de Tilápia no Amazonas

 Além do mais, na cidade de Rubinéia diretamente do distrito de Esmeralda, acaba funcionando a sede de um grupo que atualmente tem mais de 600 tanques que servem para a engorda de tilápia, este tanque trabalha a produção de ovos indo até a pesca.

Os dados apresentaram ainda que esse desenvolvimento acaba ficando muito aparente também nos frigoríficos que são responsáveis pelo abate, por mês são abatidos quase 600 mil toneladas por mês, sendo que esse número aumenta a cada ano que passa.

Já o número de funcionários também aumentou de 430 para 570, sendo que a intenção da administração do tanque agora é o de investir em máquinas ainda mais modernas.  O dono do frigorifico Ramon Amaral ainda comentou que a intenção no momento é de investir para reduzir custos, ou seja, otimizar os processos.

A ideia é que consigam melhorar por completo a mão de obra ao adquirir mais equipamentos, desta maneira o segundo maior produtor conseguiu realizar algumas parcerias com a Noruega que está se apresentando para investir cada vez mais no país.

Porém, a tilápia dentro do Amazonas vem trazendo um desequilíbrio, mesmo introduzida ilegalmente acabou entrando nos rios e está sendo encontrada fora dos tanques sendo que elas estão terminando com outras ovas de peixes, sendo assim, a ideia é criar as tilápias apenas em tanques.

Fonte: G1