18 de Junho de 2019, atualizado ás 11:06

Brasil deve acionar OMC novamente para contestar barreiras de importações pela Indonésia



Por: Thiago Samuel | Notícias

Compartilhar:
         

O Brasil Deverá acionar novamente a Indonésia diretamente na Organização Mundial do Comércio (OMC), isso deve ser feito pois o mesmo está tentando contestar novamente as barreiras à importação de carne de frango do país, tudo isso deve acontecer segundo um comunicado do Ministério da Agricultura realizado ainda na noite de sexta-feira (14).

No ano de 2014 o Brasil fez a mesma solicitação, justamente após várias tentativas de negociações diretas do governo brasileiro com os indonésios, no entanto, o país continuou com barreiras fora das normas criadas pela OMC. A decisão favorável foi dada em torno de 3 anos depois, justamente no ano de 2017, foram anos de luta para a decisão, no ano de 2018 o Brasil recomeçou a exportar frango.

Confira Também: Vendedora de balões é arrastada por carro no DF

Brasil deve acionar OMC novamente para contestar barreiras de importações pela Indonésia (foto: internet)

Brasil é o maior exportador de frango

A pasta do Ministério da Agricultura acabou afirmando ainda que circulou na véspera, em Genebra na Suiça, um pedido de painel que deverá ser usado contra a Indonésia, o mesmo que deverá ser examinado por completo pelo Órgão de Solução de Controvérsias (DSB), a reunião já está prevista para o dia 24 de julho.

O fato é que a divergência com a Indonésia já está completando exatamente 5 anos, apesar de ter ganho em 2017 a disputa contra a Indonésia, e a OMC ter dado um prazo até junho do ano passado para eliminarem as barreiras o Brasil ainda não conseguiu autorização para as exportações brasileiras.

O fato é que o Brasil deseja que a OMC acabe por avaliar se a Indonésia não estaria atrasando sem nenhuma justificativa o reconhecimento sanitário de exportadores brasileiros, esse fato não é autorizado pela OMC.

Já a ministra da Agricultura brasileira, Tereza Cristina, acabou visitando a Indonésia ainda no mês passado, justamente para pedir respostas do governo sobre a visita técnica que os frigoríficos brasileiros receberam em 2018.

Atualmente o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, as vendas até maio alcançaram um volume de 1,65 milhão de toneladas, tendo então um aumento de 3,6% principalmente em relação ao mesmo período do ano passado. Essa receita acabou somando US$ 2,766 bilhões somente nos primeiros cinco meses do ano, sendo então um aumento de 6,3% em relação a comparação anual!

 

Fonte: G1




Thiago Samuel

Thiago é redator do Estado News e também responsável pelas redes sociais. Além disso, ele é o responsável pelo contato e comunicação do site. Para falar com ele, basta enviar um email para samueltrainer87@gmail.com ou 79996601661

  

0 Comentários