Alerta máximo em Barão do Cocais (foto: internet)
Alerta máximo em Barão do Cocais (foto: internet)

O talude de mina pode acabar se rompendo a qualquer momento, deixando em estado de alerta máximo toda Barão de Cocais. Com um anúncio que já vinha sido feito há alguns dias, ficou mais complicada a situação agora.

Como está se movimento o talude entre seis e dez centímetros a cada dia, essa variação pode indiciar que o paredão vai acabar ruindo. A situação agora é ainda mais grave e que pode provocar um rompimento da barragem Sul Superior.

Confira Também: Enem 2019: inscrições vão até sexta-feira

Alerta máximo em Barão do Cocais (foto: internet)
Alerta máximo em Barão do Cocais (foto: internet)

Rompimento pode acontecer a qualquer momento

A Vale já anunciou que está em alerta máximo por conta de que o talude em Barão de Cocais, pode se romper a qualquer momento e isso já é uma certeza. A estrutura acaba se movimentando todos os dias, cerca de 6 cm a 10 cm. O paredão pode cair a qualquer momento a partir de agora.

Já foi informado que o movimento estava acontecendo e caso haja realmente a ruptura, ainda a barragem do Sul Superior pode acabar se rompendo também. Essa seria a pior das hipóteses, o que a Vale acabou informando que não seria possível mensurar o impacto caso haja o rompimento do talude.

O talude é a parede que fica acima da cava da mineração, que é cheia de água. A parte de 1,5 quilômetros é a barragem Sul Superior que fica na cava. Caso haja o rompimento, pode haver uma reação em cadeia por conta dos abalos que vai causar o rompimento da barragem.

Em um cenário que seja menos perigosos, mas menos preocupante também, a água da cava pode acabar transbordando e vai atingir um dos rios que fica na região da mina. A empresa já está trabalhando com a pior das hipóteses.

Já que a segurança está em primeiro lugar, a barragem está no nível 3, por isso, já conseguem trabalhar com a pior das hipóteses, sendo a mais grave. Já vem sendo avisado há alguns dias que não se há dúvida de que vai realmente desabar. Já foram colocados alguns trabalhadores para colocar contenções caso haja o rompimento da barragem, diminuído a velocidade.