17 de Junho de 2019, atualizado ás 11:06

A partir de hoje a isenção de vistos para cidadãos dos EUA entra em vigor



Por: Thiago Samuel | Notícias

Compartilhar:
         

Entrará ainda hoje em vigor o decreto do presidente Jair Bolsonaro que optou por isentar dos cidadãos do Japão, Canadá, EUA e Austrália o visto para entrada em território brasileiro. Essa medida que até então foi anunciada em março, passar a valer ainda hoje, no entanto, os cidadãos brasileiros ao irem para outro país deverão fazer todo o processo normalmente.

Apesar do decreto do presidente, um projeto vindo do legislativo acaba questionando a dispensa unilateral do visto, esse mesmo foi apresentado ainda em março pelo deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) o mesmo ainda está sob relatoria de Marcel Van Hattem do Partido Novo do Rio Grande do Sul.

Confira Também:  Paulo Guedes critica mudanças na reforma e ataca deputados

A partir de hoje a isenção de vistos para cidadãos dos EUA entra em vigor (foto: internet)

Esses deputados que atualmente tentam anular tal decreto acabam argumentando que o mesmo simplesmente é capaz de enfraquecer o poder de negociação que o Brasil possui principalmente em relação às condições migratórias impostas a brasileiros que viajam e migram, e acaba favorecendo países específicos em detrimento da própria soberania nacional e ainda da proteção dos cidadãos brasileiros.

Enquanto isso, o ministro do Turismo Marcelo Álvaro, deverá então acompanhar por completo a chegada de um grupo de turistas vindos dos EUA ainda no começo da manhã desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro.

Os mesmos deverão ser recebidos com uma espécie de cerimônia simbólica justamente no bonde do Pão de Açúcar, essa isenção acaba por se aplicar a turistas que visitem o Brasil por no prazo máximo de 90 dias, podendo ser prorrogada por mais 90, no entanto, a estadia não pode ultrapassar 180 dias.

Uma medida parecida com a mesma foi adotada de forma temporária ainda durante os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, antes da isenção os turistas dos quatro países em questão acabavam solicitando seus vistos por meio de sistema totalmente eletrônico.

O Ministério do Turismo é defensor ferrenho do fim do visto, e informa que essa medida tomada por Bolsonaro ajudará o país a receber 12 milhões de estrangeiros dos quatro países por ano, desta forma acabará dobrando a entrada de cidadãos dos quatro países isentos. Lembrando que no ano de 2018, com o visto eletrônico o número em questão chegou a 6,6 milhões!

Fonte: Uol




Thiago Samuel

Thiago é redator do Estado News e também responsável pelas redes sociais. Além disso, ele é o responsável pelo contato e comunicação do site. Para falar com ele, basta enviar um email para samueltrainer87@gmail.com ou 79996601661

  

0 Comentários